-
Boa condição física
-
Experiência prévia em montanhismo (não obrigatório mas recomendado
Sétima mais alta montanha do Brasil, o Monte Roraima vai muito além de ser uma dos 10 cumes, roteiro que ganha cada vez mais fama no montanhismo brasileiro. O "Mundo Perdido" como também é conhecido guarda grandes formações rochosas, mistérios, aventura e uma beleza única no mundo. Neste roteiro inesquecível de 3 noites nos 90kms² do cume, El Foso, tríplice fronteira, La Ventana e vale do cristais fazem parte do roteiro.
-
Física: alta
-
Técnica (escalada): baixa
-
09 a 18/nov/2024
-
05 a 13/jan/2025
a partir de R$ 7.900 por pessoa
DIA 0 (anterior à expedição): encontro em hotel de Boa Vista-RR para reunião do grupo.. Alimentação não inclusa.
DIA 1: Briefing 08:30 no hotel sugerido e saída após o almoço rumo à fronteira com a Venezuela. Feito todo o processo aduaneiro, estadia na cidade de Santa Helena de Uairén. 5h de viagem no total. Café da manhã incluso no hotel, almoço e jantar na cidade de Santa Helena.
DIA 2: Mais um dia de transfer pela Gran Sabana, 3 horas em veículo 4x4, até a comunidade indígena de Paraitepuy, início da trilha. Organizada toda a alimentação e logística da expedição, iniciaremos o trekking até o primeiro acampamento no rio Tek. ou Kukenan, dependendo da lotação. Café da manhã e jantar inclusos.
Elevação acumulada: 250 m
Distância: 13 km
Tempo Estimado: 4h – 6h
DIA 3: Segundo dia de aproximação, chegaremos ao acampamento na base do paredão do Roraima. Café da manhã e jantar inclusos.
Elevação acumulada: 850 m
Distância: 10 km
Tempo Estimado: 5h – 7h
DIA 4: Dia de ataque ao cume, com a maior elevação acumulada de toda a expedição. Passaremos pela incrível cachoeira do Paso das Lágrimas, jardins de bromélias e orquídeas, até sermos recepcionados pelo Monumento Makunaima e pelos três Guardiões da Montanha. Café da manhã, almoço e jantar inclusos.
Elevação acumulada: 950 m
Distância: 9 km
Tempo Estimado: 5h – 7h
DIA 5: Já no famoso acampamento Coati, onde passaremos duas noites, iremos ao incrível Vale dos Cristais local impressionante e convidativo para um banho corajoso nas banheiras naturais de pedras cristalinas, tríplice fronteira e finalmente conheceremos o belíssimo El Foso. Café da manhã e jantar inclusos.
Elevação acumulada: 200 m
Distância: 24 km
Tempo Estimado: 7h – 9h
DIA 6: Dia mais tranquilo, no qual visitaremos o ponto culminante do Monte Roraima, a Pedra Maverick, 2.875m acima do nível do mar. O imperdível mirante La Ventana, Paso Catedral, piscinas jacuzzi e Paso de Los Cristales estão no roteiro. Café da manhã e jantar inclusos.
Elevação acumulada: 200 m
Distância: 8 km
Tempo Estimado: 5h – 7h
DIA 7 Descida do cume até o primeiro acampamento da expedição às margens do rio Tek ou Kukenan. Café da manhã e jantar inclusos.
Elevação acumulada: -1.500 m
Distância: 15 km
Tempo Estimado: 6h – 8h
DIA 8: Retorno ao início da trilha até a comunidade de Paraitepuy e posteriormente à cidade de Santa Helena de Uairén e Boa Vista. Chegada prevista em Boa Vista às 23:30. Café da manhã e jantar inclusos.
Elevação acumulada: -250 m
Distância: 13 km
Tempo Estimado: 4h – 6h de trekking
INCLUSO
-
Estadias com café da manhã em quarto duplo compartilhado nas cidades de Boa Vista-RR e Santa Helena de Uairén dias 0, 1 e 8
-
Transporte in-out montanha desde Boa Vista
-
1 guia socorrista WFA em português, inglês e espanhol a cada 4 pessoas
-
Barraca (2P) e utensílios de cozinha em todos os acampamentos
-
Café da manhã dias 1 a 9
-
1 snack Capitão Jack
-
Jantar montanha dias 2 a 9
-
Porteadores para itens coletivos de cozinha e acampamento
-
Assessoria completa na compra e locação de equipamentos
-
Kit de primeiros socorros de uso coletivo
NÃO INCLUSO
-
Aéreo até a Boa Vista-RR (ida e volta)
-
Transporte em Boa Vista dia 0
-
Alimentação Boa Vista (exceto café da manhã do hotel)
-
Alimentação de trilha (snacks) extras ao incluso
-
Equipamentos e roupas de uso pessoal (exceto barraca e utensílios de cozinha)
-
Porteador pessoal até 15kg (com possibilidade de contratação a parte)
-
Qualquer custo com evacuação por desistência
-
Reembolso em caso de perca de equipamento por roubo ou fenômenos climáticos
VESTUÁRIO
-
Camiseta dryfit - 4 a 6 unds
Para ser utilizada durante a caminhada. Indicado de POLIAMIDA e com manga longa para ter uma proteção extra contra a radiação solar e arranhões em galhos.
-
Camiseta 2ª pele térmica fina - 1 und
Trata-se daquelas roupas muito finas e justas, que ficam totalmente rentes ao corpo. Esta característica aumenta a retenção de calor. Será utilizada para aguentar as gélidas noites na altitude apenas no acampamento.
-
Blusa fleece 200 - 1 und
Fleece é um tipo de tecido de alto poder de aquecimento, baixo peso e boa compressão. Caso queira investir num material ainda mais leve e compressível porém muito mais caro, opte pelas jaquetas de pluma de ganso. Mas cuidado! Existem vários tipos de jaquetas de pluma, e muitas NÃO SÃO INDICADAS PARA ESPORTES OUTDOOR. Para maiores informações entre em contato com nossa equipe. Caso NÃO queira investir, pode ser substituído por um moleton comum, porém é altamente NÃO recomendado por ser mais pesado, volumoso e de lenta secagem caso molhe.
-
Blusa fleece 400 - 1 und
Será utilizada somente no acampamento, momento que no auge do inverno pode chegar a -5ºC.
-
Anorak - 1 und
Este é o item mais importante de sua mochila. Ele literalmente pode salvar sua vida, pois o protegerá de ter hipotermia. Obrigatório que possua capuz. seja resistente a água e preferencialmente respirável, ou seja, permita que seu suor saia sem deixar que a água da chuva entre. NÃO É O RECOMENDADO mas pode ser substituído por uma capa de chuva comum.
-
Calça trilha - 2 a 3 unds
-
Calça 2ª pele fina - 1 und
Para aguentar as gélidas noites na altitude. Será utilizada apenas no acampamento.
-
Calça fleece 200 - 1 und
Para aguentar as gélidas noites na altitude. Será utilizada apenas no acampamento.
-
Roupas de baixo (underwear) - 7 unds
-
Bota trekking - 1 und
O ideal é que seja específica para montanhismo, com bom solado (idealmente Vibram®), cano alto, resistente à água e preferencialmente com membrana respirável GoreTex®. Há quem faça a trilha com tênis comum, mas NÃO É O RECOMENDADO.
-
Meia fina liner - 3 a 4 unds
Opte por meias técnicas, específicas para montanhismo. Devem possuir alto poder de respirabilidade, o que ajuda a manter seu pé o mínimo possível em contato com a umidade do suor, um dos 3 fatores geradores de bolhas.
-
Meia grossa - 1 und
Para uso no acampamento.
-
Crocks ou chinelo - 1 par
Para uso no acampamento.
-
Gorro - 1 und
Opte pelos modelos de fleece.
-
Balaclava (opcional) - 1 und
-
Bandana / boné tipo expedicionário / chapéu - 1 und
Prefira a bandana por ser muito mais versátil para aguentar as condições extremas do ambiente.
-
Luva fina liner - 1 und
Opte pelas feitas de poliéster.
-
Luva média resistente ao vento - 1 und
ACAMPAMENTO
-
Saco de dormir 0ºC (conforto) - 1 und
As temperaturas "limite" indicadas por todos os fabricantes é muito relativa de pessoa para pessoa. O ideal é sempre considerar apenas a "temperatura conforto". Se esta estiver similar a temperatura externa do ambiente, conseguirá dormir confortavelmente apenas vestindo a segunda pele. Temos disponível para locação.
-
Colchão isolante térmico - 1 und
Opte preferencialmente por modelos infláveis ou de célula fechada. Temos disponível para locação.
-
Travesseiro (opcional) - 1 und
Utilize os específicos para acampamento, menores e mais leves que os domésticos. Para evitar este peso extra, pode substituir por uma blusa.
ACESSÓRIOS
-
Mochila cargueira 50 a 60L - 1 und
Obrigatório possuir barrigueira e altamente recomendado possuir adaptação para bolsas de hidratação.
-
Capa chuva mochila - 1 und
-
Lanterna de cabeça - 1 und
Ter as mais livres além de mais confortável é questão de segurança caso tenha que passar num trecho mais técnico com pouca luminosidade. Em alguns roteiros fazemos um curto ataque ao cume no fim de tarde para vislumbrarmos o pôr-do-sol, e a descida acaba sendo à noite. Caso faça questão de não investir neste item, pode ser substituído até mesmo por uma lanterna de celular, mas NÃO É O RECOMENDADO.
-
Conjunto de pilhas reserva - 1 und
Opte pelas de lítio, mais resistentes a baixas temperaturas.
-
Óculos de sol - 1 und
Item indispensável para que sua viagem seja mais confortável. A radiação na altitude é maior que ao nível do mar, portanto proteja-se!
-
Bastões de trekking (opcional) - 1 par
Está escrito "opcional" pois muitas pessoas demoram para se acostumar a utilizá-los. O benefício é tremendo: reduz em até 30% o impacto nos joelhos. Caso utilize, evite os que possuam trava tipo rosca ou automática. São menos resistentes.
-
Reservatório de Água 3L com mangueira- 1 und
Item importante pois desidratação na altitude aumenta a chance de ter mal de altitude (fortes dores de cabeça e enjoo por exemplo). Este tipo de sistema evita o "tira e coloca" da mochila, mas pode ser substituído até mesmo por garrafas pet.
-
Saco estanque a prova d’água 1L - 1 und
Para proteger/organizar itens pequenos e eletrônicos.
-
Saco estanque a prova d’água 8L - 1 und
Para proteger/organizar roupas.
-
Saco estanque a prova d’água 30L - 1 und
Para proteger/organizar saco de dormir e isolante.
-
Pee bottle (opcional) - 1 und
Pode parecer bobagem, mas quando sente aquela vontade de fazer xixi durante a madrugada, momento que estará aquecido e confortável dentro de seu saco de dormir, sair da barraca pode ser um sofrimento. Terá que vestir novamente as várias camadas de roupas para suportar frios muitas vezes abaixo de zero. Os homens podem utilizar um cantil de boca larga apenas, e as mulheres necessitam de um funil urinário portátil (há modelos reutilizáveis ou descartáveis).
-
Aquecedor de mãos / hand warmer (opcional) - 3 a 6 unds
Caso queira evitar passar frio a todo custo, sugerimos levar aquecedores de mãos e pés, mundialmente conhecido como hand warmer. Trata-se de uma bolsinha com produtos químicos em seu interior que quando retirada de sua embalagem original, ao entrar em contato com o oxigênio do ar se aquece, mantendo uma temperatura aproximada de 40ºC por até 6h.
HIGIENE PESSOAL
-
Protetor solar fator 50 ou superior
-
Remédios de uso pessoal
-
Escova de dente
-
Pasta de dente
-
Papel higiênico
-
Clor-in - 1 und/L
Por mais pura que seja a água de uma nascente ou riacho de montanha, animais selvagens costumam defecar próximos aos pontos de água. A purificação química é a mais prática durante um trekking.
-
Desodorante
-
Gel anti-atrito (opcional) - 1 und
A formação de bolhas é ocasionada obrigatoriamente pela combinação de três condições: calor, umidade e atrito. Se conseguir eliminar uma destas, não haverá formação. A umidade consegue reduzir com a utilização de meias com tecnologia COLLMAX e botas respiráveis, mas o fator mais fácil de evitar é o atrito aplicando vaselina diretamente na pele.
DOCUMENTOS
BRASILEIROS
-
RG original (não é aceito CNH)
-
Passaporte válido com mais de 6 meses da data de expiração caso possua (recomendado)
-
Certificado internacional de vacina contra febre-amarela com data de vacinação superior a 10 dias antes do ingresso na Venezuela. Levar impresso.
NÃO-BRASILEIROS
-
Passaporte válido com mais de 6 meses da data de expiração
Algumas nacionalidades necessitam de visto para ingresso na Venezuela. Consulte a sua.
-
Certificado internacional de vacina contra febre-amarela com data de vacinação superior a 10 dias antes do ingresso na Venezuela. Levar impresso.
MENORES DE IDADE
-
RG original (não é aceito CNH)
-
Passaporte válido com mais de 6 meses da data de expiração caso possua (recomendado)
-
Certificado internacional de vacina contra febre-amarela com data de vacinação superior a 10 dias antes do ingresso na Venezuela. Levar impresso.
-
Devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis com a autorização de viagem internacional impressa e preenchida.