-
Média condição física
-
Experiência prévia em montanhismo (não obrigatório mas recomendado)
-
Tolerância à exposição à altura
-
Não é necessário ter experiência em escalada
-
Física: média
-
Técnica (escalada): baixa
Embora possua trechos de corda com graduação 3ºsup BRA, podem ser transpostos em artificial com corda de segurança + corda fixa.
-
21 e 22/set/2024
-
19 e 20/out/2024
-
02 e 03/nov/2024
-
28 e 29/dez/2024
-
a partir de R$ 1.490 por pessoa (preço promocional de 1º lote)
VESTUÁRIO
-
Camiseta poliamida - 2 unds
Para ser utilizada durante a caminhada. Indicado de manga longa para ter uma proteção extra contra a radiação solar e arranhões em galhos.
-
Blusa fleece 200 - 1 und
Fleece é um tipo de tecido de alto poder de aquecimento, baixo peso e boa compressão. Caso queira investir num material ainda mais leve e compressível porém muito mais caro, opte pelas jaquetas de pluma de ganso. Mas cuidado! Existem vários tipos de jaquetas de pluma, e muitas NÃO SÃO INDICADAS PARA ESPORTES OUTDOOR. Para maiores informações entre em contato com nossa equipe. Caso NÃO queira investir, pode ser substituído por um moleton comum, porém é altamente NÃO recomendado por ser mais pesado, volumoso e de lenta secagem caso molhe.
-
Blusa fleece 400 - 1 und
Será utilizada somente na entrada no parque, momento que no auge do inverno pode chegar a -6ºC.
-
Anorak - 1 und
Este é o item mais importante de sua mochila. Ele literalmente pode salvar sua vida, pois o protegerá de ter hipotermia. Obrigatório que possua capuz. seja resistente a água e preferencialmente respirável, ou seja, permita que seu suor saia sem deixar que a água da chuva entre. NÃO É O RECOMENDADO mas pode ser substituído por uma capa de chuva comum.
-
Calça trilha - 1 ou 2 unds
-
Bota trekking - 1 und
O ideal é que seja específica para montanhismo, com bom solado (idealmente Vibram®), cano alto, resistente à água e preferencialmente com membrana respirável GoreTex®. Há quem faça a trilha com tênis comum, mas NÃO É O RECOMENDADO.
-
Meia fina liner - 1 und
Opte por meias técnicas, específicas para montanhismo. Devem possuir alto poder de respirabilidade, o que ajuda a manter seu pé o mínimo possível em contato com a umidade do suor, um dos 3 fatores geradores de bolhas.
-
Gorro - 1 und
Opte pelos modelos de fleece.
-
Bandana / boné tipo expedicionário / chapéu - 1 und
Prefira a bandana por ser muito mais versátil para aguentar as condições extremas do ambiente.
-
Luva fina liner - 1 und
Opte pelas feitas de poliéster.
ACESSÓRIOS
-
Mochila de ataque 35 a 40L - 1 und
Não é necessário, num roteiro de apenas 1 dia, ter uma mochila com litragem superior a 40L. Se possível, opte por modelos que possuam adaptação para camelbaks.
-
Capa chuva mochila - 1 und
-
Lanterna de cabeça - 1 und
Ter as mais livres além de mais confortável é questão de segurança caso tenha que passar num trecho mais técnico com pouca luminosidade. Em alguns roteiros fazemos um curto ataque ao cume no fim de tarde para vislumbrarmos o pôr-do-sol, e a descida acaba sendo à noite. Caso faça questão de não investir neste item, pode ser substituído até mesmo por uma lanterna de celular, mas NÃO É O RECOMENDADO.
-
Conjunto de pilhas reserva - 1 und
Opte pelas de lítio, mais resistentes a baixas temperaturas.
-
Óculos de sol - 1 und
Item indispensável para que sua viagem seja mais confortável. A radiação na altitude é maior que ao nível do mar, portanto proteja-se!
-
Bastões de trekking (opcional) - 1 par
Está escrito "opcional" pois muitas pessoas demoram para se acostumar a utilizá-los. O benefício é tremendo: reduz em até 30% o impacto nos joelhos. Caso utilize, evite os que possuam trava tipo rosca ou automática. São menos resistentes.
-
Reservatório de Água 3L com mangueira- 1 und
Item importante pois desidratação na altitude aumenta a chance de ter mal de altitude (fortes dores de cabeça e enjoo por exemplo). Este tipo de sistema evita o "tira e coloca" da mochila, mas pode ser substituído até mesmo por garrafas pet.
-
Saco estanque a prova d’água 1L (opcional) - 1 und
Para proteger/organizar itens pequenos e eletrônicos.
-
Saco estanque a prova d’água 8L (opcional) - 1 und
Para proteger/organizar roupas.
ACAMPAMENTO (caso tenha selecionado esta opção no DIA 1)
A estadia do DIA 1 sugerimos optar pelo camping ou refúgio Rebouças, dentro do Parque Nacional de Itatiaia. Além de ser uma experiência inesquecível num dos lugares mais impressionantes do Brasil, facilita muito a logística por evitar o trajeto parque - hostel com duração de 50min de carro.
-
Barraca - 1 und
Para uma ou 2 pessoas com peso inferior a 2,5kg. Necessário somente se optar pela opção "camping" na estadia do DIA 1. Temos disponível para locação.
-
Saco de dormir 0ºC (conforto) - 1 und
As temperaturas "limite" indicadas por todos os fabricantes é muito relativa de pessoa para pessoa. O ideal é sempre considerar apenas a "temperatura conforto". Se esta estiver similar a temperatura externa do ambiente, conseguirá dormir confortavelmente apenas vestindo a segunda pele. Temos disponível para locação.
-
Colchão isolante térmico - 1 und
Opte preferencialmente por modelos infláveis ou de célula fechada. Necessário somente se optar pela opção "camping" na estadia do DIA 1. Temos disponível para locação.
-
Travesseiro (opcional) - 1 und
Utilize os específicos para acampamento, menores e mais leves que os domésticos. Para evitar este peso extra, pode substituir por uma blusa.
HIGIENE PESSOAL
-
Protetor solar fator 50 ou superior
-
Remédios de uso pessoal
-
Desodorante
Este roteiro inclui as 2 principais montanhas do parque nacional de Itatiaia: Agulhas Negras (pela via Pontão Ricardo Gonçalves) e Prateleiras pela tradicional via sul. Em todas as expedições o guia líder é escalador profissional, garantindo assim o máximo de segurança com a utilização dos procedimentos corretos. Nos trechos técnicos sempre fazemos uso de capacete, cadeirinha, instrumentos de ascensão (corda fixa, estribos ou jumar) e corda de segurança. Nos orgulhamos de ser a agência com maior índice de ascensões ao cume do livro em ambas as montanhas.
DIA 0 (anterior à expedição): encontro às 21:00 no hostel Picus em Itamonte-MG para pernoite em cama. Alimentação não inclusa.
DIA 1: Acordaremos 05:00 para tomarmos nosso café da manhã, arrumarmos as mochilas e fazer check-in no parque. Seguiremos rumo ao BC Rebouças para montarmos nosso acampamento-base e iniciar o trekking por volta das 08:30 até o cume do Pico das Agulhas Negras. O acesso é feito por uma subida íngreme composta por várias rampas e lajes de pedras, que exigem boa aderência do calçado. Em alguns pontos é necessário o uso de equipamentos de segurança (corda, mosquetões e cadeirinha, todos inclusos) para serem transpostos com total segurança mesmo em dias de chuva leve. Para que o cume verdadeiro (onde fica o livro) seja alcançado, devemos chegar no falso até no máximo 12:30. Na descida faremos três rapéis, um de 4, outro de 15 e por fim um de 8 metros. Retorno ao BC Rebouças para pernoite em barraca ou no hostel (a definir na dependência de haver vagas dentro do parque). Café da manhã e jantar inclusos.
Elevação acumulada: 403m
Distância: 4,75km
Tempo Estimado: 5h – 7h
DIA 2: Acordaremos 05:30 para tomarmos nosso café da manhã . Ás 09:00 iniciaremos o ataque ao cume das Prateleiras e retorno à entrada do parque para check-out. Café da manhã incluso.
Elevação acumulada: 194m
Distância: 2,55km
Tempo Estimado: 3h – 5h
INCLUSO
-
1 guia socorrista WFA em português, inglês e espanhol a cada 5 pessoas
-
Entrada parque
-
Camping parque dia 1
-
Equipamentos de segurança: cadeirinha, corda, mosquetões e freios
-
Café da manhã dias 1 e 2 (aos que fecharem com estadia)
-
Jantar dia 1
-
Equipamentos de cozinha
-
1 snack Capitão Jack
-
Kit de primeiros socorros de uso coletivo
NÃO INCLUSO
-
Transporte (ida e volta)
-
Estacionamento parque
-
Alimentação de trilha (snacks) extras ao incluso
-
Todo equipamento de acampamento, inclusive barracas (na opção "sem locação")