-
Média condição física
-
Física: baixa
-
Técnica (escalada): muito baixa
Há apenas um pequeno lance de escalaminhada graduado em 2º BRA que pode ser facilmente transposto com a ajuda de nossos guias ou de outros participantes do grupo.
-
a partir de R$ 790 (preço promocional de 1º lote)
-
25/jan/2025
VESTUÁRIO
-
Camiseta dryfit - 1 und
Para ser utilizada durante a caminhada. Indicado de POLIAMIDA e com manga longa para ter uma proteção extra contra a radiação solar e arranhões em galhos.
-
Blusa fleece 200 - 1 und
Fleece é um tipo de tecido de alto poder de aquecimento, baixo peso e boa compressão. Caso queira investir num material ainda mais leve e compressível porém muito mais caro, opte pelas jaquetas de pluma de ganso. Mas cuidado! Existem vários tipos de jaquetas de pluma, e muitas NÃO SÃO INDICADAS PARA ESPORTES OUTDOOR. Para maiores informações entre em contato com nossa equipe. Caso NÃO queira investir, pode ser substituído por um moleton comum, porém é altamente NÃO recomendado por ser mais pesado, volumoso e de lenta secagem caso molhe.
-
Blusa fleece 400 - 1 und
Será utilizada somente na entrada no parque, momento que no auge do inverno pode chegar a -6ºC.
-
Anorak - 1 und
Este é o item mais importante de sua mochila. Ele literalmente pode salvar sua vida, pois o protegerá de ter hipotermia. Obrigatório que possua capuz. seja resistente a água e preferencialmente respirável, ou seja, permita que seu suor saia sem deixar que a água da chuva entre. NÃO É O RECOMENDADO mas pode ser substituído por uma capa de chuva comum.
-
Calça trilha - 1 und
-
Bota trekking - 1 und
O ideal é que seja específica para montanhismo, com bom solado (idealmente Vibram®), cano alto, resistente à água e preferencialmente com membrana respirável GoreTex®. Há quem faça a trilha com tênis comum, mas NÃO É O RECOMENDADO.
-
Meia fina liner - 1 und
Opte por meias técnicas, específicas para montanhismo. Devem possuir alto poder de respirabilidade, o que ajuda a manter seu pé o mínimo possível em contato com a umidade do suor, um dos 3 fatores geradores de bolhas.
-
Gorro - 1 und
Opte pelos modelos de fleece.
-
Bandana / boné tipo expedicionário / chapéu - 1 und
Prefira a bandana por ser muito mais versátil para aguentar as condições extremas do ambiente.
-
Óculos de sol - 1 und
Item indispensável para que sua viagem seja mais confortável. A radiação na altitude é maior que ao nível do mar, portanto proteja-se!
-
Luva fina liner - 1 und
Opte pelas feitas de poliéster.
ACESSÓRIOS
-
Mochila de ataque 35 a 40L - 1 und
Não é necessário, num roteiro de apenas 1 dia, ter uma mochila com litragem superior a 40L. Se possível, opte por modelos que possuam adaptação para camelbaks.
-
Capa chuva mochila - 1 und
-
Lanterna de cabeça - 1 und
Ter as mais livres além de mais confortável é questão de segurança caso tenha que passar num trecho mais técnico com pouca luminosidade. Em alguns roteiros fazemos um curto ataque ao cume no fim de tarde para vislumbrarmos o pôr-do-sol, e a descida acaba sendo à noite. Caso faça questão de não investir neste item, pode ser substituído até mesmo por uma lanterna de celular, mas NÃO É O RECOMENDADO.
-
Conjunto de pilhas reserva - 1 und
Opte pelas de lítio, mais resistentes a baixas temperaturas.
-
Bastões de trekking (opcional) - 1 par
Está escrito "opcional" pois muitas pessoas demoram para se acostumar a utilizá-los. O benefício é tremendo: reduz em até 30% o impacto nos joelhos. Caso utilize, evite os que possuam trava tipo rosca ou automática. São menos resistentes.
-
Reservatório de Água 3L com mangueira- 1 und
Item importante pois desidratação na altitude aumenta a chance de ter mal de altitude (fortes dores de cabeça e enjoo por exemplo). Este tipo de sistema evita o "tira e coloca" da mochila, mas pode ser substituído até mesmo por garrafas pet.
-
Saco estanque a prova d’água 1L (opcional) - 1 und
Para proteger/organizar itens pequenos e eletrônicos.
-
Saco estanque a prova d’água 8L (opcional) - 1 und
Para proteger/organizar roupas.
HIGIENE PESSOAL
-
Protetor solar fator 50 ou superior
-
Remédios de uso pessoal
Um dos roteiros mais leves e belos do Parque Nacional de Itatiaia. Passa pelo Morro do Couto (2.680 m), a 8ª maior montanha do Brasil e segue até a base das Prateleiras, uma das formações rochosas mais incríveis do Brasil.
DIA 0 (anterior à expedição): encontro às 21:00 no hostel Picus em Itamonte-MG para pernoite em cama (apenas para quem reservar com estadia no DIA 0). Alimentação não inclusa.
DIA 1: Acordaremos 07:00 para tomarmos nosso café da manhã, fazermos check-out na estadia e seguirmos rumo ao Parque Nacional de Itatiaia (parte alta). Apenas com mochila de ataque, iniciaremos o trekking às 09:00 até o cume do Morro do Couto. Alcançado o ponto culminante da travessia, seguiremos rumo à base das Prateleiras e retorno à entrada do parque. Café da manhã incluso na opção com estadia.
Elevação acumulada: 400 m
Distância: 9 km
Tempo Estimado (ida e volta): 5h – 7h
INCLUSO
-
1 guia socorrista WFA em português, inglês e espanhol a cada 5 pessoas
Entrada parque
-
Café da manhã dia 1 (opção com estadia)
-
1 snack Capitão Jack
-
Assessoria na compra de equipamentos antes da viagem
-
Kit de primeiros socorros de uso coletivo
NÃO INCLUSO
-
Transporte (ida e volta)
-
Alimentação dia 0
-
Café da manhã dia 1 (opção sem estadia)
-
Estacionamento
-
Alimentação de trilha (snacks) extras ao incluso
-
Todo equipamento de acampamento, inclusive barraca