

-
Mínima condição física
-
Não é necessário ter experiência prévia em montanhismo
-
Não é necessário ter experiência em escalada
-
Física: baixa
-
Técnica (escalada): baixa
Apenas com um trecho de escalada com graduação 2º BRA. Além da corda de segurança, será fixada uma corda para auxiliar em sua transposição.
-
roteiro com datas exclusivas para grupos fechados.
-
a partir de R$ 490
VESTUÁRIO
-
Camiseta dryfit - 1 und
Para ser utilizada durante a caminhada. Indicado de POLIAMIDA e com manga longa para ter uma proteção extra contra a radiação solar e arranhões em galhos.
-
Blusa fleece 200 - 1 und
Fleece é um tipo de tecido de alto poder de aquecimento, baixo peso e boa compressão. Caso queira investir num material ainda mais leve e compressível porém muito mais caro, opte pelas jaquetas de pluma de ganso. Mas cuidado! Existem vários tipos de jaquetas de pluma, e muitas NÃO SÃO INDICADAS PARA ESPORTES OUTDOOR. Para maiores informações entre em contato com nossa equipe. Caso NÃO queira investir, pode ser substituído por um moleton comum, porém é altamente NÃO recomendado por ser mais pesado, volumoso e de lenta secagem caso molhe.
-
Blusa fleece 400 - 1 und
Será utilizada somente na entrada no parque, momento que no auge do inverno pode chegar a -6ºC.
-
Anorak - 1 und
Este é o item mais importante de sua mochila. Ele literalmente pode salvar sua vida, pois o protegerá de ter hipotermia. Obrigatório que possua capuz. seja resistente a água e preferencialmente respirável, ou seja, permita que seu suor saia sem deixar que a água da chuva entre. NÃO É O RECOMENDADO mas pode ser substituído por uma capa de chuva comum.
-
Calça trilha - 1 und
-
Bota trekking - 1 und
O ideal é que seja específica para montanhismo, com bom solado (idealmente Vibram®), cano alto, resistente à água e preferencialmente com membrana respirável GoreTex®. Há quem faça a trilha com tênis comum, mas NÃO É O RECOMENDADO.
-
Meia fina liner - 1 und
Opte por meias técnicas, específicas para montanhismo. Devem possuir alto poder de respirabilidade, o que ajuda a manter seu pé o mínimo possível em contato com a umidade do suor, um dos 3 fatores geradores de bolhas.
-
Gorro (opcional) - 1 und
Opte pelos modelos de fleece.
-
Bandana / boné tipo expedicionário / chapéu - 1 und
Prefira a bandana por ser muito mais versátil para aguentar as condições extremas do ambiente.
-
Óculos de sol (opcional) - 1 und
Item indispensável para que sua viagem seja mais confortável. A radiação na altitude é maior que ao nível do mar, portanto proteja-se!
-
Luva fina liner (opcional) - 1 und
Opte pelas feitas de poliéster.
ACESSÓRIOS
-
Mochila de ataque 35 a 40L - 1 und
Não é necessário, num roteiro de apenas 1 dia, ter uma mochila com litragem superior a 40L. Se possível, opte por modelos que possuam adaptação para camelbaks.
-
Capa chuva mochila - 1 und
-
Lanterna de cabeça - 1 und
Ter as mais livres além de mais confortável é questão de segurança caso tenha que passar num trecho mais técnico com pouca luminosidade. Em alguns roteiros fazemos um curto ataque ao cume no fim de tarde para vislumbrarmos o pôr-do-sol, e a descida acaba sendo à noite. Caso faça questão de não investir neste item, pode ser substituído até mesmo por uma lanterna de celular, mas NÃO É O RECOMENDADO.
-
Bastões de trekking (opcional) - 1 par
Está escrito "opcional" pois muitas pessoas demoram para se acostumar a utilizá-los. O benefício é tremendo: reduz em até 30% o impacto nos joelhos. Caso utilize, evite os que possuam trava tipo rosca ou automática. São menos resistentes.
-
Reservatório de Água 2L com mangueira- 1 und
Item importante pois desidratação na altitude aumenta a chance de ter mal de altitude (fortes dores de cabeça e enjoo por exemplo). Este tipo de sistema evita o "tira e coloca" da mochila, mas pode ser substituído até mesmo por garrafas pet.
-
Saco estanque a prova d’água 1L (opcional) - 1 und
Para proteger/organizar itens pequenos e eletrônicos.
HIGIENE PESSOAL
-
Protetor solar fator 50 ou superior
-
Remédios de uso pessoal
A duas horas de São Paulo na cidade de Extrema-MG, no começo da Serra da Mantiqueira, se impõe uma montanha perfeita para iniciação no montanhismo. Com duração moderada e lances técnicos protegidos, é uma opção perfeita para quem almeja se preparar para grandes clássicos brasileiros como Agulhas Negras, Pico dos Marins e Serra Fina. O visual de seu cume é de tirar o fôlego.
DIA 1: Encontro às 08:00 na pousada Céu da Mantiqueira na cidade de Extrema-mg, início da trilha. Após darmos check-in no controle de acesso, revisaremos os itens pessoais, ajustaremos mochilas e bastões para enfim iniciarmos a trilha de aproximação com inclinação relativamente suave quando comparado a irmãos maiores na Mantiqueira. Passaremos pela pedra das flores, um icônico lajeado de no caminho com um lindo visual panorâmico da represa do Jaguari. Ao nos aproximarmos da pedra do cume, teremos um lance de 5m com inclinação de 60º para vencermos encordados e com os equipamentos corretos de segurança. A previsão de chegada no cume é por volta das 11:30, e retorno ao início da trilha às 15:30.
Elevação acumulada: 403m
Distância: 6km
Tempo Estimado: 5h – 7h
INCLUSO
-
1 guia socorrista WFA em português, inglês e espanhol a cada 8 pessoas
-
Entrada parque
-
Estacionamento pousada
-
Equipamentos de segurança: cadeirinha, corda, mosquetões e freios
-
1 snack Capitão Jack
-
Kit de primeiros socorros de uso coletivo
NÃO INCLUSO
-
Transporte (ida e volta)
-
Alimentação de trilha (snacks) extras ao incluso











