top of page

Como e por quê cortar a sua corda de escalada?

Foto do escritor: @andreperlatti@andreperlatti

ANTES DE LER A ESTE POST, RECOMENDO VEEMENTEMENTE QUE SIGA AS INSTRUÇÕES DO FABRICANTE COM RELAÇÃO À VALIDADE DE SUA CORDA. CASO A IDADE DE SEU EQUIPAMENTO ESTEJA DENTRO DO PRAZO, A MANUTENÇÃO PODE E DEVE SER SEGUIDA COMO DESCRITO A SEGUIR.


Todo escalador que preza pela sua vida e a dos outros participantes da atividade de escalada já se perguntou quando sua corda deve ser aposentada. Estamos falando de um equipamento básico e um dos mais caros, então evitamos ao máximo uma inutilização desnecessária. Quando achamos que a corda já não está em sua melhor condição, devemos a descartar por completo? A resposta é NÃO. Podemos e os fabricantes recomendam inutilizar somente o pedaço que perdeu resistência e consequentemente pode diminuir a segurança da escalada. Agora a questão é: como identifico que minha corda deve então ser aposentada parcialmente (somente um pedaço)? (fonte: https://www.climbing.com/skills/when-to-retire-climbing-rope )


Conforme você vai sofrendo quedas, a fricção entre corda e mosquetão inferior da costura, além de cantos afiados na rocha vão a desgastando gradativamente. Em alguns casos muito extremos a alma pode ficar totalmente visível em apenas uma queda específica, podendo até mesmo se romper como no vídeo a seguir.


Escalador italiano que teve o rompimento total de sua corda durante uma queda.

O exemplo acima trata-se de um caso muito específico e para alívio de quem escala, extremamente raro. Uma situação mais comum de nos depararmos é com uma corda com a capa "desfiada", como na foto abaixo.


Corda com desgaste da capa porém ainda com condições seguras de uso.
Corda com desgaste da capa porém ainda com condições seguras de uso.

Sabando disso, a primeira situação a qual inutilizo um pedaço de corda é quando a capa está extremamente muito desgastada ou ainda pior, quando a alma da corda está aparente (como mostrado no vídeo ao final deste post).


A segunda e mais comum opção é pelo teste de resistência. Fabricantes como a Mammut indicam esta inspeção de tempos em tempos em todo o cumprimento da corda. Geralmente a diminuição da resistência ocorre de 3 a 5 metros das pontas, local onde ocorre a maior parte da fricção com o mosquetão da costura. O teste é simples: basta formar uma alça e pressionar com a intenção de a unir completamente. Se mesmo pressionando ainda permanecer um bom buraco visível, a resistência deste pedaço ainda está segura. Porém se não for possível ver o outro lado pelo buraco formado então este trecho está com sua resistência comprometida e deve ser inutilizado. (fonte: https://www.youtube.com/watch?v=dpmUFQhMdbI&t=892s )



Identificado o pedaço a ser descartado, o processo de corte é simples:


  1. Faça uma marca com silvertape no local onde pretende fazer o corte;

  2. Com uma faca afiada corte a corda;

  3. Com fogo, finalize derretendo levemente a ponta para evitar que desfie com o tempo;

  4. Não esqueça de efetuar a nova marcação de meio de sua corda cortada.


Abaixo segue vídeo completo do quê foi descrito acima.




Boa e segura escalada a todos.

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


Fale com um de nossos guias
bottom of page