ANTES DE LER A ESTE POST, RECOMENDO VEEMENTEMENTE QUE SIGA AS INSTRUÇÕES DO FABRICANTE COM RELAÇÃO À VALIDADE DE SUA CORDA. CASO A IDADE DE SEU EQUIPAMENTO ESTEJA DENTRO DO PRAZO, A MANUTENÇÃO PODE E DEVE SER SEGUIDA COMO DESCRITO A SEGUIR.
Todo escalador que preza pela sua vida e a dos outros participantes da atividade de escalada já se perguntou quando sua corda deve ser aposentada. Estamos falando de um equipamento básico e um dos mais caros, então evitamos ao máximo uma inutilização desnecessária. Quando achamos que a corda já não está em sua melhor condição, devemos a descartar por completo? A resposta é NÃO. Podemos e os fabricantes recomendam inutilizar somente o pedaço que perdeu resistência e consequentemente pode diminuir a segurança da escalada. Agora a questão é: como identifico que minha corda deve então ser aposentada parcialmente (somente um pedaço)? (fonte: https://www.climbing.com/skills/when-to-retire-climbing-rope )
Conforme você vai sofrendo quedas, a fricção entre corda e mosquetão inferior da costura, além de cantos afiados na rocha vão a desgastando gradativamente. Em alguns casos muito extremos a alma pode ficar totalmente visível em apenas uma queda específica, podendo até mesmo se romper como no vídeo a seguir.
O exemplo acima trata-se de um caso muito específico e para alívio de quem escala, extremamente raro. Uma situação mais comum de nos depararmos é com uma corda com a capa "desfiada", como na foto abaixo.

Sabando disso, a primeira situação a qual inutilizo um pedaço de corda é quando a capa está extremamente muito desgastada ou ainda pior, quando a alma da corda está aparente (como mostrado no vídeo ao final deste post).
A segunda e mais comum opção é pelo teste de resistência. Fabricantes como a Mammut indicam esta inspeção de tempos em tempos em todo o cumprimento da corda. Geralmente a diminuição da resistência ocorre de 3 a 5 metros das pontas, local onde ocorre a maior parte da fricção com o mosquetão da costura. O teste é simples: basta formar uma alça e pressionar com a intenção de a unir completamente. Se mesmo pressionando ainda permanecer um bom buraco visível, a resistência deste pedaço ainda está segura. Porém se não for possível ver o outro lado pelo buraco formado então este trecho está com sua resistência comprometida e deve ser inutilizado. (fonte: https://www.youtube.com/watch?v=dpmUFQhMdbI&t=892s )

Identificado o pedaço a ser descartado, o processo de corte é simples:
Faça uma marca com silvertape no local onde pretende fazer o corte;
Com uma faca afiada corte a corda;
Com fogo, finalize derretendo levemente a ponta para evitar que desfie com o tempo;
Não esqueça de efetuar a nova marcação de meio de sua corda cortada.
Abaixo segue vídeo completo do quê foi descrito acima.
Boa e segura escalada a todos.
Commentaires