A Patagônia argentina possui formações rochosas e flora únicas, muito distintas do resto da América do Sul. A cidade de Bariloche, conhecida pelas pistas de esqui e neve no inverno, é a porta de entrada para a região que se estende até o extremo sul do continente. No verão, época ideal para este roteiro, a paisagem e clima mudam completamente, tornando este trekking agradável e menos técnico pela falta de trechos com gelo. Os 4 refúgios que dão nome à travessia são Frey, San Martín, Manfredo e Lopez, os principais do parque nacional Nahuel Huapi.
DIA 0 (anterior à expedição): Chegada em Bariloche.
Transfer desde o aeroporto até o hotel não incluso. Alimentação não-inclusa. Estadia inclusa opcional.
DIA 1: Base Cerro Catedral – Refúgio Frey
Depois do café da manhã no hotel em Bariloche seguiremos via transfer por aproximadamente 30min até a base do Cerro Catedral, início da trilha. Passaremos pelo belíssimo lago Gutierrez e uma floresta típica patagônica repleta de pica-paus. Ao chegarmos no acampamento montaremos nossas barracas e desfrutaremos de tempo livre. Café da manhã incluso no hotel e jantar incluso no refúgio. Estadia em barracas ou no refúgio.
DIA 2: Refúgio Frey - Refúgio San Martín (Laguna Jakob)
Dia fisicamente mais exigente que o anterior. Sairemos do Frey às 08:00 logo após nosso café da manhã. A trilha tem início leve, margeando o lago Toncek até o início da íngreme subida que leva ao lago Schmoll e posteriormente ao vale de Rucaco. Cruzado o vale ascenderemos novamente à crista da montanha para chegarmos na lago Jakob, nosso segundo refúgio. Café e jantar inclusos no refúgio. Estadia em barracas ou no refúgio.
DIA 3: Refúgio San Martín - Refúgio Manfredo (Laguna Negra)
Será o dia mais desafiador de toda a travessia. Os primeiros 30 min são tranquilos até o paso Schweizer, de lá inicia-se um trecho mais técnico no qual nossos guias, que são escaladores, encodam todos os participantes até o Pico Refúgio (2.032m). Seguiremos um longo trecho pela crista até o ponto mais alto de todo o percurso, o Cerro Navidad (2.103m). Desceremos ao vale, subiremos novamente pelo famoso trecho chamado de "caracol", e chegaremos em nosso destino final do dia. Café e jantar inclusos no refúgio. Estadia em barracas ou no refúgio.
DIA 4: Refúgio Manfredo - Refúgio Lopez - Colônia Suíça
Último dia de nosso trekking, um dos mais fáceis dos quatro dias porém com a maior distância percorrida. Ascenderemos o Cerro Bley Willis, teremos uma vista incrível da região incluindo o Cerro Tronador, passaremos pelo Refúgio Lopez e finalmente a longa descida até a Colônia Suíça, final da travessia e onde teremos nosso transfer de volta a Bariloche. Café incluso no refúgio.
INCLUSO
Transfer in/out montanha a partir de Bariloche
- Estadia em camping nos acampamentos do itinerário
1 guia socorrista WFA em português, inglês e espanhol a cada 5 pessoas
Café da manhã dias 1, 2, 3 e 4